Conteúdos e materiais
A grande maioria das residências tem caixa de gordura. A instalação de caixas de gordura é lei e tem por objetivo evitar problemas na rede de esgoto e saneamento básico público, como entupimento de canos, dificuldade de escoamento e até mesmo por questões ambientais.
Geralmente o problema é causado por acumulo de gordura nos canos da rede, grudando ainda dejetos sólidos e plásticos, entre outros.
A caixa de gordura é um dispositivo de PVC de forma cilíndrica que fica entre a pia da cozinha e a rede de saneamento pública, para filtrar e reter a gordura existente nos líquidos da rede pública.
O funcionamento é simples e funcional. A caixa é dividida verticalmente e como a gordura tem uma densidade menor do que a água ela flutua e fica retida, enquanto a água e outros fluidos afundam e conseguem passar pela divisória e chegam até a rede pública.
Dicas e Cuidados com a Caixa de Gordura:
Prevenção e cuidados evitam problemas na caixa de gordura tais como:
- Infestação de insetos
- Mau cheiro.
- Lento escoamento da água do ralo.
- Entupimento e/ou transbordamento.
Dicas e cuidados de limpeza com a caixa de gordura:
- Use equipamento adequado, como luvas de borracha. Utilize arame para retirar a gordura e a deposite em sacos descartando adequadamente na coleta seletiva.
- Água quente e produtos específicos para limpeza de caixa de gordura.
- Caso identifique um problema com a caixa de gordura, consulte uma empresa especializada em limpeza de caixa de gordura.
Dicas e Cuidados com a Caixa de Gordura